URO-ONCOLOGIA

A Uro-Oncologia é a área da Urologia que trata dos cânceres do trato genital masculino e urinário masculino e feminino. O Urologista é o profissional responsável e habilitado para realização da prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento dessas condições.

A Urologia e a medicina experimentaram grande avanço tecnológico nas últimas décadas, revolucionando este segmento da especialidade.

O desenvolvimento dos métodos diagnósticos proporcionaram à oportunidade de detecção precoce dessas condições, conferindo maior possibilidade de cura. Os avanços das técnicas cirúrgicas e o desenvolvimento da cirurgia minimamente invasiva ( laparoscopia e robótica ), elevaram o tratamento à um outro nível, conciliando melhores resultados oncológicos, segurança ao paciente e reabilitação precoce.

Conheça os principais tipos de câncer que acometem o trato genitourinário

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno que mais frequentemente acomete os homens. Estima-se que 1 a cada 7 homens serão diagnosticados com câncer de próstata ao longo da vida e 2.6% irão falecer desta doença. A realização do exame de toque retal e PSA são utilizados no rastreio da doença, que deve ser iniciado aos 50 anos ( ou aos 45 anos, quando existem fatores de risco associados ). A introdução da cirurgia laparoscópica e da robótica no tratamento desse tumor possibilitou melhoria dos resultados oncológicos e dos resultados funcionais relacionados ao tratamento, como redução na incidência de impotência sexual e incontinência urinária pós operatória.

Câncer de testículo

O câncer de testículo é a malignidade mais comum entre homens de 20-40 anos e é a segunda mais comum entre homens entre 15-19 anos. Vários fatores de risco são conhecidos, como a a criptorquidia, a história familiar e/ou pessoal positiva, dentre outras. O auto exame do testículo pode auxiliar no diagnóstico precoce, impactando diretamente nas chances de cura.

Câncer de pênis

Apesar de raro nos países desenvolvidos, o câncer de pênis é um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. É mais comum na sexta década de vida e frequentemente se apresenta como uma ferida no pênis que não cicatriza. Alguns fatores de risco são notadamente conhecidos, como a fimose, a balanopostite de repetição, o tabaco e a infecção por alguns subtipos de vírus HPV. O diagnostico precoce possibilita o tratamento mais conservador e a possibilidade de preservação total ou parcial do órgão.

Câncer de bexiga

É uma neoplasia fortemente associada ao hábito de fumar. Frequentemente se apresenta como sangramento urinário visível (hematúria macroscópica ) em pacientes com fatores de risco. Tumores precoces podem ser tratados com técnicas que preservam a bexiga. Por outro lado, tumores considerados invasivos ( que comprometem a camada muscular da bexiga ) em geral são tratados com a ressecção completa do orgão ( cistectomia radical ).

Câncer de rim

Corresponde a cerca de 2-3% das neoplasias malignas e é mais frequente nos homens ( 3 homens para cada 2 mulheres acometidas ). Tipicamente ocorre em pacientes entre 50-70 anos de idade. Após melhorias na acessibilidade aos exames de imagem, grande parte dos tumores renais atualmente são diagnosticados em fases iniciais, o que possibilita o tratamento cirúrgico com preservação do órgão ( nefrectomias parciais ). O desenvolvimeneto da cirurgia laparoscópica e robótica trouxe benefícios no tratamento desse tipo de neoplasia.

Câncer da glândula adrenal (suprarrenal)

É uma glândula que se posicionada acima dos rins e que pode ser acometida por neoplasias malignas ou por outros distúrbios que exijam tratamento cirúrgico.

Endereço

EDIFICIO MILLENIUM | RUA SANTO ANTÔNIO N° 420 | SALA 604 CENTRO | DIVINÓPOLIS | MG

Telefone

(37) 3016-9810

Email

drfellypeamaral.uro@gmail.com

Instagram

drfellypeamaral

Agendar Consulta