OUTROS TRATAMENTOS
Doenças da bolsa escrotal e do testículo
Várias são as condições que podem provocar dor e alterações escrotais e testiculares. Destacam-se:
Orquites e orquiepididimites
São inflamações que promover dor testicular intensa,associada à sinais flogísticos ( calor e rubor ). Devem ser diferenciadas da torção testicular, considerada uma urgência urológica.
Hidrocele
A hidrocele é um acúmulo de líquido entre os tecidos que envolvem o testículo e podem estar relacionadas à traumas, infecções, tumores, dentre outras condições.
Doenças do pênis
Fimose
A fimose é a formação de um anel na região do prepúcio
( pele que recobre o pênis ) , que leva à dificuldade de ou impossibilidade de exposição da glande. Pode ser primária ( congênita ) ou secundária ( formada durante a vida adulta, devido à infecções recorrentes, por exemplo ). O tratamento é cirúrgico.
Verrugas genitais
As verrugas genitais são causadas em grande parte das vezes pelo vírus HPV ( condiloma acuminado ). O tratamento pode ser realizado com eletrocauterização, cauterização química, dentre outros.
Balanopostites
As balanopostites são inflamações da glande e do prepúcio. Os sintomas são prurido, ardência, vermelhidão e formação de manchas avermelhadas nessa região. Em grande parte das vezes são causadas por um fungo, chamado Candida albicans ( “ candidíase masculina “ ). A higienização da genitália pós coito é importante medida para prevenção dessa condição. O tratamento é realizado com antifúngicos tópicos ) pomadas e orais ( comprimidos ). Eventualmente, a retirada do prepúcio ( postectomia ) está indicada nos casos recorrentes.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)
São infecções transmitidas através do ato sexual desprotegido ( sem preservativo ). Destacam-se o HIV, sífilis, cancro mole, herpes genital e os corrimentos uretrais ( provocados em grande parte das vezes pela infecção por clamídia e gonococo ) .
Doenças da uretra
Doenças renais
Pielonefrites
As pielonefrites são inflamações do rim provocadas por bactérias que frequentemente ascendem pelo trato urinário, provenientes da bexiga. O tratamento é realizado com antibióticos e, em alguns casos de maior gravidade, pode ser necessária internação hospitalar para antibioticoterapia venosa. É um quadro potenciamente grave e em que a avaliação médica não deve ser postergada.
Estenoses da junção ureteropielica (“JUP“)
As estenoses de “JUP” são estreitamentos que podem ocorrer em um ponto específico da via urinária ( na junção entre o ureter e a pelve renal ). Podem provocar dores ao dificultar a passagem da urina e levar à prejuízos na função renal. O tratamento é cirúrgico.
Cistos renais
Existem diversos tipos de cistos renais, sendo a maior parte deles cistos simples, comuns na população geral. Alguns cistos são considerados “ complexos “ e podem corresponder à neoplasias malignas dos rins. Nesse caso, uma investigação pormenorizada deve ser feita e exames de imagem específicos devem ser realizados ( como a ressonância magnética )
Doenças da bexiga
Dentre as doenças da bexiga, destaca-se as cistites
( inflamações da bexiga ), geralmente provocadas por bactérias. O tratamento é feito com antibióticos. As mulheres são frequentemente acometidas por essa condição e existem diversas medidas que podem ser tomadas com o intuito de evitá-la. O desenvolvimento de infecções urinárias de repetição ( ocorrência de mais de 2 episódios em 06 meses ou 03 ao ano ) deve motivar investigação detalhada do trato urinário.
Endereço
EDIFICIO MILLENIUM | RUA SANTO ANTÔNIO N° 420 | SALA 604 CENTRO | DIVINÓPOLIS | MG
Telefone
(37) 3016-9810
drfellypeamaral.uro@gmail.com
drfellypeamaral